O portal Abril EDUCAÇÃO em parceria com as editoras Ática e Scipione oferece download gratuito de um projeto pedagógico sobre a Copa do Mundo. É um trabalho interdisciplinar que envolve os conteúdos de Geografia, Matemática, História, Ciências, Línguas e Artes.
GEOGRAFIA e Matemática
Abordagens atuais da Geografia têm buscado práticas pedagógicas que permitem colocar aos alunos as diferentes situações de vivência com os lugares, de modo que possam construir compreensões novas e mais complexas a seu respeito.
A partir destas reflexões é possível elaborar, em conjunto com a classe, um novo mapa a partir de um interesse comum. Neste sentido a matemática permite o desenvolvimento do raciocínio lógico para aferição de dados, cálculo de estatísticas e organização de tabelas.
Objetivos:
- Introduzir ou aprofundar os conceitos de país e continente
- Compreender a linguagem cartográfica. Identificar o título do mapa, legendas e escala
- Utilizar o raciocínio lógico e a linguagem matemática para aferição, geração e organização de dados
- Confeccionar um novo mapa temático
- Pesquisa, análise e relações
- Raciocínio lógico, resolução de problemas matemáticos
- Formulação de conceitos, organização de dados
Atividades:
- Identificação/localização: localizar no mapa os países participantes. Reconhecer a bandeira e as informações básicas de cada um. Identificar a que grupo das eliminatórias cada país pertence. Localizar os grupos no mapa. Comparar com o mapa da divisão continental. Refletir sobre diferentes representações num mapa aparentemente igual.
- Matemática: geração de dados, tais como relações de porcentagem a partir das tabelas e dados encontrados. Por exemplo, relação entre países participantes das eliminatórias e participantes do Mundial, ou probabilidades de classificação em cada grupo. Organizar os dados obtidos em tabelas.
- Cartografia: elaborar novos mapas a partir dos dados obtidos com os cálculos matemáticos.
Ciências Naturais e GEOGRAFIA
“O eixo Vida e Ambiente busca promover a ampliação do conhecimento sobre a diversidade da vida nos ambientes naturais ou transformados pelo ser humano, estuda a dinâmica da natureza e como a vida se processa em diferentes espaços e tempos.” (PCN)
Objetivos:
- Compreender a unicidade do planeta Terra, identificando as diferenças inerentes da diversidade de sociedades
- Conhecer e comparar problemáticas ambientais em contextos distintos
- Introduzir conceitos como os de recursos naturais, exploração econômica e preservação ambiental
- Leitura e pesquisa
- Análise e relações
- Formulação de conceitos
Atividade: Problema – Será que o Brasil e a África do Sul têm algo em comum?
- Apresentar reproduções fotográficas sobre: a Savana africana e o Cerrado brasileiro, dois biomas análogos em continentes distintos. Na lousa, enumerar semelhanças e diferenças observadas nas fotos a respeito das vegetações ali representadas
- Apresentar o conceito de bioma e o que o caracteriza, tendo em vista a comparação entre a Savana e o Cerrado
- Propor pesquisas sobre: aspectos naturais (vegetação, fauna, clima etc.) e humanos (preservação, exploração, problemas sociais etc.) e levantar as seguintes questões: Quais os problemas ambientais enfrentados pelos dois ecossistemas? Como cada um é explorado e aproveitado economicamente pelos distintos países?
Dica de imagens:
Savana: http://rleite.files.wordpress.com/2008/09/savana.jpg
Cerrado: http://pucf5.files.wordpress.com/2009/09/cerrado.jpg
FAÇA DOWNLOAD DO ARQUIVO COMPLETO EM PDF:
junho 6, 2010 às 8:54 pm |
INFELISMENTE NÃO SEI
junho 14, 2010 às 6:43 pm |
sera que o brasil e a africa do sul tem algo em comum
junho 21, 2010 às 10:06 pm |
sou brasileira