Relatório do 1º Encontro de Professores (15/set)

Foi realizado no dia 15 de setembro de 2009, o 1º Encontro de Formação Permanente para educadores de Geografia e História do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). O curso foi ministrado na sede da UFOP/UAB com duração de 4 horas, oferecidas nos períodos matutino (7h30min às 11h25min) e vespertino (13h00min e 17h00min). Participaram doze educadores pela manhã e quatorze à tarde.

Pela manhã, o encontro foi iniciado com a dinâmica das frases famosas. Nessa atividade, os professores receberam metades de frases de pensadores conhecidos para depois procurar o seu complemento com algum colega em curso. Ao encontrar seu parceiro(a), os professores leram as frases completas e se apresentavam aos demais cursistas.

Dando prosseguimento à pauta do encontro, os assessores apresentaram os resultados dos rendimentos dos alunos da Rede Municipal no 1º semestre. Em seguida, foi solicitado aos professores que elencassem as principais ações pedagógicas de cada ano de ensino, a fim de ampliar a aprendizagem dos educandos. Os professores de Geografia preencheram o formulário indicando ações específicas por ano de ensino, enquanto os educadores de História preferiram levantar propostas de âmbito geral.

Após essa atividade escrita, os professores receberam orientações teóricas sobre a utilização de jogos operatórios como estratégia de aprendizagem e, também, sobre a importância da utilização do blog como facilitador de prática docente. Terminada essa etapa, os cursistas foram para o lanche com duração de quinze minutos.

Depois do intervalo, os professores foram encaminhados à biblioteca da universidade, onde os mesmos vivenciaram cinco tipos de jogos operatórios. A princípio, com a participação de todos os professores, foi aplicado o jogo “Autódromo do Conhecimento”, que consiste numa corrida de automóveis, onde os veículos representam equipes e o “combustível do saber” é responsável pelo movimento dos carrinhos. Em seguida, os cursistas foram divididos em cinco grupos para vivenciarem outros quatro jogos operatórios: jogo da memória, jogo da velha didático, jogos das palavras e bingo do saber. Depois que jogaram, todos os grupos preencheram uma ficha de avaliação dos jogos.

Na sequência, os professores preencheram um questionário com perguntas que procuravam traçar o perfil do professor de História e Geografia e, também, a avaliação do Encontro. Assinaram a lista de presença e foram dispensados.

No período vespertino, aconteceram todas as atividades descritas acima, com uma pequena ressalva. Durante a aplicação do jogo “Autódromo do Conhecimento”, ocorreu um produtivo debate sobre a veracidade das frases utilizadas no jogo, tendo em vista, as versões de diferentes autores sobre um mesmo assunto.

Devido à falta de tempo, não foi possível realizar a oficina de utilização do blog. A mesma ocorrerá na próxima formação do mês de outubro.

De modo geral, os professores ficaram satisfeitos com o encontro e sugeriram atividades práticas para as próximas formações. Veja abaixo a tabela e os gráficos com a avaliação dos cursistas:

tabela avaliacao

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: