Relatório do 2º Encontro de Professores(10/nov)

Foi realizado no dia 10 de novembro de 2009, o 2º Encontro de Formação Permanente para educadores de Geografia e História do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). O curso foi ministrado na sede da UFOP/UAB com duração de 4 horas, oferecidas nos períodos matutino (7h30min às 11h25min) e vespertino (13h00min e 17h00min). Na oportunidade, participaram 17 educadores.

O encontro foi iniciado com duas homenagens aos professores: um vídeo intitulado “Ser Professor” e outro vídeo com fotos dos educadores que participaram da última formação.

Em seguida, os assessores apresentaram a pauta do encontro com as atividades planejadas. A primeira atividade do dia foi apresentação do consolidado das propostas para a melhoria dos níveis de aprendizagem dos educandos. Durante a apresentação, os professores fizeram intervenções e apontaram novas sugestões a serem inseridas às propostas.

Dando prosseguimento à pauta do encontro, os assessores mostraram, em power point, a Hemeroteca com recurso didático auxiliar. Foram apresentados os objetivos, a metodologia, os materiais necessários, as formas de avaliação e a importância da Hemeroteca para a melhoria da leitura, da interpretação, do poder de síntese e na fixação de conceitos.

Depois dessa atividade expositiva, os professores foram convidados a fazer um lanche para, em seguida, participarem da atividade prática do dia. Os cursistas foram encaminhados ao laboratório de informática da universidade para participarem de uma oficina de utilização dos blogs e de aplicação dos jogos operatórios.

Durante essa oficina, os professores conheceram os elementos de um blog, aprenderam a acessar o blog, votar em enquetes, fazer comentários na página e baixar arquivos disponíveis no blog (download).

Aproveitando as habilidades aprendidas na atividade anterior, os professores baixaram a apostila de Jogos Operatórios para fundamentar a atividade prática do dia. Essa atividade consistiu na aplicação de um conteúdo trabalhado atualmente em um dos Jogos Operatórios descritos na apostila. Os professores foram organizados em duplas e receberam livros didáticos da coleção Projeto Araribá (o utilizado na rede). Quando terminaram a digitação, os cursistas enviaram suas atividades, por e-mail, para o endereço da assessoria para, posteriormente, serem postadas no blog. Ao final do dia, foram produzidas 5 (cinco) aplicações de História e 5 (cinco) de Geografia.

No final, os professores preencheram a ficha de avaliação do encontro, assinaram a lista de presença e foram dispensados. Alguns professores que não vieram no encontro anterior preencheram um questionário com perguntas que procuravam traçar o perfil do professor de História e Geografia.

De modo geral, os professores ficaram satisfeitos com o encontro e sugeriram atividades práticas para as próximas formações. Veja abaixo a tabela e os gráficos com a avaliação dos cursistas:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: