5º Fórum das Águas – INFORMAÇÕES GERAIS

O Fórum das Águas do Rio Doce é atualmente o maior evento do Brasil no tema água e desenvolvimento. Em suas avenidas de estandes e nas centenas de atividades simultâneas do Fórum, sociedade, empresas e governo apresentam resultados, trocam experiências, informações, se capacitam e discutem propostas para os problemas e potencialidades da gestão das águas para o desenvolvimento sustentável da bacia do rio Doce.

O evento é um dos meios utilizados pelo Projeto Águas do Rio Doce para despertar o interesse da sociedade para a questão das águas, além de fortalecer o Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos, ONG’s e instituições que trabalham pela região. Já aconteceram quatro edições, em Governador Valadares-MG (2005), Colatina-ES (2006), Ipatinga-MG (2007) e Linhares-ES (2008). O 5º Fórum das Águas do Rio Doce marca o retorno do evento a Minas Gerais e à cidade de Ipatinga. Desta vez, o tema central será “Água e Educação: Garantia para o Futuro”, trazendo maior número de atividades voltadas para o público infanto-juvenil e jovem.

Como será a participação das escolas municipais no 5º Fórum das Águas do Rio Doce?

Ativamente, as escolas poderão participar da FEIRA ESCOLAR, do BOITATÁ CONTRA A POLUIÇÃO, das APRESENTAÇÕES CULTURAIS, da MOSTRA LITERÁRIA e do BLOG GERAÇÃO FUTURA. Ainda existem outras formas de participação através das VISITAS ORIENTADAS, das  OFICINAS TÉCNICAS, do ENCONTRO INTERNACIONAL JUVENTUDE E ÁGUA PELA RIO DOCE ou por VISITAS LIVRES.

Observação: nas próximas postagens, detalharemos cada uma dessas formas de participação.

Quem organizará a participação das escolas municipais no 5º Fórum das Águas do Rio Doce?

Cada atividade do fórum será organizada por uma comissão formada por representantes da SME e do Projeto Águas do Rio Doce. Essas comissões devem definir os regulamentos de participação, sugerir temas para as escolas, estabelecer cronogramas, receber as inscrições  e fazer a seleção e julgamento dos projetos recebidos. As comissões de organização são: Feira Escolar, Boitatá contra a Poluição, Transporte de alunos e Agendamento de Visitas, Cultura e Encontro Internacional da Juventude.

Haverá cursos de capacitação para os professores envolvidos nos projetos do 5º Fórum das Águas do Rio Doce?

Sim. Será oferecido um curso de capacitação com 8h presenciais e 12h em atividades extraclasse. O primeiro módulo do curso (4 horas) acontecerá nos dias 03 e 04 de março com o tema “O homem e o planeta – Conhecer para Planejar, Planejar para Agir“. O segundo módulo do curso (4 horas) acontecerá nos dias 17 e 18 de março com  o tema “O PIRH-Doce – Plano Integrado dos Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce – Conhecer para se Apropriar, Agir para Mudar“. Outras informações (número de vagas, professores que poderão participar da capacitação, datas e horários) serão enviadas para as escolas via CI.

Existem materiais em formato digital para que o professor possa se inteirar dos assuntos que serão tratados no 5º Fórum das Águas do Rio Doce?

Sim. Segue abaixo alguns materiais para download:

Apostila “Convivendo com as Águas” (texto)

Apostila “Convivendo com as Águas” (capa)

Apostila “Bacia do Doce”

Uma resposta to “5º Fórum das Águas – INFORMAÇÕES GERAIS”

  1. Aryadine Barbosa Says:

    Gostaria de Trabalhar no Forum das Aguas, queria saber com quem devo conversar.

    Grata.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: