Aprenda tudo sobre o TWITTER

Em ano eleitoral no Brasil, a ferramenta desponta como arma poderosa para cada um dizer o que pensa, defendendo ideias e candidatos – vale lembrar que grande parte do boom em torno do Twitter se deve ao uso estratégico das tuitadas na campanha de Barack Obama à Presidência dos Estados Unidos. É claro que a transposição de estratégias não faz sentido, já que, essencialmente, o Twitter está em constante transformação. Mas agora, mais que nunca, saber do que se trata e conhecer bem a ferramenta é fundamental para se manter bem informado.

Em formato diferente, o guia pode ser facilmente montado conforme as instruções na capa – em segundos fica pronto. Criamos um passo a passo para a criação de sua conta no serviço de microblog e destacamos os principais elementos para tirar as dúvidas. Símbolos como @ e # vão deixar de ser um mistério caso você nunca tenha dado as caras no Twitter. Serviços como os que permitem tuitar, do celular, a partir de SMS também estão no guia. Bem como os sites que gravitam em torno do microblog, para incrementar as tuitadas com vídeos, fotos, textos e transmissões ao vivo.

1- ENCONTRAR PESSOAS

A partir daqui, é possível encontrar pessoas ou instituições para seguir.

2 – CONFIGURAÇÕES

Em Settings, é possível alterar seu nome de usuário, de exibição, um endereço de site pessoal, uma breve biografia, sua localidade e até mesmo proteger seus tuíts (se preferir essa opção, cada novo seguidor dependerá de sua aprovação e as mensagens ficam bloqueadas para os demais). Também é aqui o espaço para trocar a senha, o seu avatar, as cores e a imagem de fundo de sua página.

3 – FOLLOWERS E FOLLOWING

No Twitter, seus contatos são classificados entre as pessoas que o seguem (seus Followers) e pessoas que você segue (na sua lista Following). O que você escrever vai parar na Home dos seus seguidores. E o que as pessoas que você segue escreverem vai parar na sua Home.

4 – LISTAS

Para organizar contatos, o Twitter permite a criação de listas. Clicando aqui, aparecem as listas em que você está, criadas por seus seguidores.

5 – CAIXA DE TEXTO

Aqui é o espaço para escrever as mensagens. Repare que existe uma contagem regressiva de caracteres (que não podem passar de 140). Clicando em Update, seu tuít será publicado.

6 – PERFIL

Clicando aqui você vai ver sua página pessoal, como ela aparece para quem visita seu endereço www.twitter.com/seunome, com todos os seus tuíts.

7 – AJUDA

Dúvidas ou problemas? O Twitter o ajuda aqui (somente em inglês, espanhol, italiano e alemão).

8 – SAIR

É importante clicar aqui toda vez que for parar de usar o Twitter, especialmente em computadores públicos, para evitar que sua conta seja usada por outros.

9 – MENSAGENS DIRETAS

Quer dizer algo para alguém, mas não quer que os outros fiquem sabendo? Mande uma Direct Message (DM) por aqui.

10 – @

Toda vez que fizer menção ao nome de usuário de alguém precedido por @, em algum tuít, a mensagem será encaminhada para a pessoa citada. Para ver as vezes que você foi mencionado, é só clicar aqui.

11 – RESPONDER

Clicar nesta setinha abre caminho para responder ao tuít de alguém. Repare que a mensagem já vai começar automaticamente com o @ e o nome do usuário para quem você deseja encaminhara a resposta. Se o @… inicia a mensagem, só as pessoas que seguem tanto você quanto a pessoa citada terão acesso direto ao conteúdo. Lembrando que se seus tuíts forem públicos, toda vez que alguém acessar o seu perfil poderá ver tudo que você escreveu.

12 – RETUITAR

Este botão permite repassar, aos seguidores, alguma mensagem que você julgar interessante. O Twitter permite fazer isso automaticamente, mas essa opção exclui a possibilidade de você adicionar algum comentário particular (que é sempre mais divertido). Por isso, a melhor maneira de retuitar alguém é à moda antiga: copiando o que a pessoa escreveu e dando os devidos créditos, colocando, na frente um RT: @onomedapessoa e a mensagem dela.

Fonte: PLOX

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: