5º FÓRUM DAS ÁGUAS DO RIO DOCE – Capacitação dos educadores

Capacitação de educadores estimula consumo responsável

Sob o tema “O homem e o meio ambiente”, o consultor em meio ambiente, Marco Antônio Fernandez, deu início à primeira etapa da capacitação de 240 professores das redes municipal, estadual e particular de ensino de Ipatinga na última quarta-feira (3). O curso ministardo na sala de vídeo conferência do pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) termina nesta quinta-feira (4). A preparação para o 5º Fórum das Águas do Rio Doce é promovida pela Prefeitura de Ipatinga e pelos Governos de Minas Gerais e Espírito Santo, com realização do Projeto Águas do Rio Doce e do Instituto Eco-Futurismo.

Os educadores receberam materiais e recursos didáticos para ensinar alunos dos ensinos infantil, fundamental e médio sobre a importância da preservação e recuperação das águas e entornos da Bacia do Rio Doce. Marco Antônio traçou uma linha histórica da relação do homem com a natureza desde a origem da terra até chegar às atuais políticas de preservação ambiental, mostrando momentos marcantes em que é possível identificar a evolução das abordagens na sociedade.

“A minha pretensão é motivar a reflexão sobre a questão ambiental no aspecto de, como ela vem evoluindo ao longo do tempo. Mostro que a diferença está no agir e não agir de cada um”, explica o consultor. Marco Antônio salienta que o principal desafio é como tratar os apelos  na sociedade. Sobre o papel do educador, o profissional diz que “é fazer que cada um consiga criar e implementar formas de contribuir para as mudanças necessárias. O professor deve convidar os alunos à reflexão de que tudo que você faz ou deixar de fazer melhora ou piora o ambiente em que vive”, detalha.

Como exemplo ele citou o caso de uma professora que lecionava para alunos que gostavam de matar sapos. “Depois que a educadora explicou aos meninos que os sapos comiam o mosquito da dengue, eles pararam com aquilo”, conta. Para Marco Antônio, o fácil acesso à informação é um ponto positivo para a divulgação das políticas ambientais. “Hoje em dia o acesso à informação é vasto. Todos temos que nos informar sobre os problemas ambientais e suas alternativas”, enfatiza.

Educação ambiental

A educadora Marília Ramos que dá aulas para o ensino fundamental na Escola Municipal Lucinda Fernandes, avalia que a formação está sendo muito proveitosa. “A capacitação foi muito boa. Com certeza será essencial para prepararmos os alunos e tirar melhor proveito do Fórum das Águas”, opina Marília Ramos.

O coordenador pedagógico de geografia e educação ambiental, Marco Abreu Santos, apontou a abordagem sobre o consumo como a prioritária na educação das crianças e adolescentes. “Eles são a parte da população mais atingida pela mídia, que cria hábitos de consumo. Temos que mostrar como os hábitos de cada um irão gerar desgaste num futuro próximo e trabalhar a formação ética para o consumo”, completa.

Este é o primeiro de dois módulos de capacitação com carga horária de oito horas oferecida em quatro turmas de 60 educadores. O pólo da UAB está localizado na avenida Fernando de Noronha, 490, bairro Bom Retiro, no prédio da Escola Municipal Padre Cícero de Castro, em Ipatinga (MG). Enquanto o primeiro módulo abrange a fundamentação teórica, o segundo será mais prático, abordando diretamente a implementação do Plano Integrado de Recursos Hídricos, que traça metas de recuperação da Bacia do Rio Doce.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail do Centro de Formação Pedagógica (CENFOP), ipatinga.cenfop@gmail.com, no site https://cenfopgeografia.wordpress.com/, ou ainda por meio do telefone (31) 3829-8333. A segunda etapa da capacitação acontece nos dias 17 e 18  de março.

Escolas terão espaço para estandes no Fórum das Águas

Estão abertas até esta sexta-feira (5) as inscrições para que escolas municipais, estaduais e particulares façam parte do 5º Fórum das Águas do Rio Doce, entre os dias 7 a 10 de abril, no Parque Ipanema. Os interessados em montar estandes na Feira Escolar ou participar do Boitatá contra a Poluição deverão acessar o edital no site www.aguasdoriodoce.com.br.

Os regulamentos foram encaminhados para as escolas sendo atribuídos os temas, os critérios de escolha, os cronogramas, o recebimento de inscrições, as seleções e os julgamentos da Feira Escolar e do Boitatá Contra a Poluição. Cada escola poderá inscrever em apenas uma das categorias – Boitatá contra a Poluição ou Feira Escolar – o que possibilita a participação de um maior número de unidades de ensino.

Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura de Ipatinga

(31) 3829-8084
(31) 3829-8085

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: