RELATÓRIO DO IV ENCONTRO DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA REDE MUNICIPAL DE IPATINGA-MG
TEMA: AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO
No dia 04 de setembro de 2012, os professores de História e Geografia da Rede Municipal de Ipatinga – MG, reuniram-se na Faculdade Pitágoras, no bairro Horto.
Estiveram presentes ao todo, 53 professores, sendo 30 no turno matutino e 23 no vespertino.
O primeiro momento foi destinado à apresentação das sequências didáticas elaboradas pelos professores de três escolas da Rede, aliás, excelentes apresentações.
Na sequência, apresentamos as orientações sobre a Avaliação Integrada que acontecerá na Rede Municipal no mês de novembro.
Após a apresentação das orientações sobre a Avaliação Integrada, fizemos algumas considerações sobre avaliação tendo como foco as recomendações na construção de questões de múltipla escolha, a diferença entre habilidade e competência e a análise de algumas questões. Essas recomendações foram fundamentadas teoricamente no livro de Vasco Moretto ( Prova um instrumento privilegiado de estudo e não um acerto de contas), no artigo: Técnicas de elaboração de questões de múltipla escolha da professora Ângela Correa da Silva a no material produzido pela Fundação Bradesco.
Ao final os professores se dividiram em grupos para definirem o planejamento para o 4º bimestre dos conteúdos de Geografia, História e PAT.
AVALIAÇÃO INTEGRADA
- Objetivo principal:
Mediante o resultado apontado, redimensionar as intervenções pedagógicas em busca da melhoria da qualidade do ensino.
- Datas de realização:
13 de novembro: Língua Portuguesa, Ciências, Inglês e Discursiva.
14 de novembro: Matemática, Geografia e História.
- Objetivos a serem avaliados:
Metas do 1º, 2º, 3º e 4º bimestres
(Obs.: Metas do 4º bimestre trabalhadas até o dia 10 de novembro).
Elaboração das questões
• Ser de múltipla escolha, tendo 4 alternativas cada questão.
• Especificar o conteúdo a ser explorado na questão.
• Indicar o objetivo para a avaliação da aprendizagem.
• Elaborar a questão estabelecendo parâmetros.
QUESTÃO ___
Conteúdo: _________________
Objetivo: __________________
•Elaborar questões que exijam diferentes operações do pensamento.
•Elaborar questões que envolvam habilidades de leitura e interpretação.
• Prazo máximo de envio das questões para o email cenfophistoria
@gmail.com: 05 de outubro de 2012.
SLIDES APRESENTADOS NO ENCONTRO
IV ENCONTRO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA – SETEMBRO DE 2012
Segue abaixo suporte teórico para aprofundamento do tema abordado:
Guia para elaboração de itens (questões ) de múltipla escolha (material da Fundação Bradesco).
Disponível em: http://www.educacao.org.br/eja/areadoeducador/Materiais%20Administrativos%20e%20Pedaggicos/guia_elaboracao_itens_FB.pdf
Guia de elaboração e revisão de questões de múltipla escolha.
Disponível em:
http://paae.institutoavaliar.org.br/sistema_ava_v2/banco_objetos/guia.pdf
Artigo: Técnicas de Elaboração de Itens de Múltipla Escolha da professora Ângela
Corrêa da Silva.
Disponível em:
Veja as sequências didáticas apresentadas pelos professores
Escola Muncipal Altina Olívia Gonçalves:
Professores: Orestes E. Neto e Iracélia P. Chaves
Tema: Revlução Industrial
Professora: Ubiara Esteves
Tema: Ditadura Militar
Escola Conceição Pena Rocha
Professora: Márcia Adriene de O. Costa
Tema:Consumismo
Sequência didática – consumismo
Escola Éverson Magalhães Lage
Professoras: Maria Sílvia R. P. Resende e Alice Souza r. Moreira
Tema: Inclusão: desafio do novo milênio
PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA PARA O 4º BIMESTRE
PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA – 6º ANO – 4º BIMESTRE
PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA – 4º BIMESTRE – 7º ANO
PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA – 8º ANO – 4º BIMESTRE
PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA – 4º BIMESTRE – 9º ANO (14 ANOS)
AVALIAÇÃO DO ENCONTRO
Aspectos Avaliados |
Ótimo |
Bom |
Regular |
Organização e Planejamento |
29 |
18 |
0 |
Contribuição das informações para o desenvolvimento do seu trabalho na escola |
23 |
24 |
0 |
Clareza e objetividade da exposição |
29 |
18 |
0 |
Deixe um comentário